sábado, 24 de maio de 2014

Os castelos do Loire

A apenas uma hora de TGV de Paris e com a marca de 6,4 milhões de visitantes ao ano, o Vale do Loire recebe sete mil turistas brasileiros. A região que reúne mais de mil castelos e destes, 140 podem ser visitados e 21 estão entre os maiores e recebem mais de 50 mil visitantes durante o ano todo. A seguir listamos seis castelos imperdíveis desta região.

Chenonceau

Conhecido por ser o castelo das damas, comandado por mulheres que, por sua vez, deixaram sua marca. Da Renascença, foi Catherine de Médici (esposa de Henri II, filho de François I) quem ampliou as dependências da propriedade sobre o rio para poder acomodar mais visitantes durante as festas que promovia. No Século XVIII, sob a administração de Louise Dupin, filósofos, artistas e escritores frequentavam o castelo. No período do Natal (do início de dezembro ao início de janeiro), 15 árvores decorativas enfeitam os salões do castelo.



Royal Amboise
O Château de Royal Amboise, construído sobre um rochedo com vista para o Vale do Loire, abrigou importantes eventos políticos e religiosos na história da França. François I foi proclamado rei lá e a capela do castelo guarda a sepultura de Leonardo da Vinci, por exemplo. Sendo uma das residências de François I na região, também é considerado patrimônio mundial pela Unesco. Na visita aos jardins panorâmicos, a paisagem para o Rio Loire se destaca. Quem o visita se surpreende ao encontrar o retrato de uma princesa brasileira: Francisca de Bragança, filha de D. Pedro I, que nasceu no Rio de Janeiro e se casou com o príncipe de Joinville. Ela deu nome à cidade homônima no Estado de Santa Catarina.



Clos Lucé
O local se orgulha de ter sido a última residência de Da Vinci. Lá estão montados um parque e um museu com inventos desenhados por Leonardo. Conta-se por lá que ele chegou ao castelo, levando “La Gioconda”, o que explicaria o fato de a obra hoje estar no Louvre. Leonardo se mudou para o palácio em 1516 a convite de François I. E levou três de suas obras favoritas. Uma delas, “o retrato de uma dama florentina, pintado ao natural, encomenda de Julião de Médici, já falecido”, conta o folheto de visitas do castelo. As outras duas telas seriam “A virgem e o menino com Santa Ana” e o “São João Batista”, finalizado em Clos Lucé. O quarto do artista pode ser visitado.



Chambord

O mais exuberante dos castelos do Loire, é patrimônio mundial listado pela Unesco, foi iniciado por François I e finalizado por Louis XIV, com a escadaria dupla e seu imenso parque verde. Nos terraços, a vista sobre o parque dá a dimensão da imensidão da propriedade. Os aposentos de François I e as coleções de arte (pinturas, tapeçarias, mobiliário) são os destaques de seu interior. Seu amplo bosque preserva animais da região que podem ser vistos em visitas guiadas. No inverno, as visitas são feitas de carro e, no verão, de bicicleta.



Royal de Blois
O Château Royal de Blois mostra quatro diferentes estilos arquitetônicos em suas construções desde a Idade Média ao Século XVII. Foi residência de sete reis e dez rainhas da França. O aposento real é o cômodo mais famoso do castelo, que abriga uma coleção de 30 mil peças entre tapetes, esculturas e pinturas. Na visita à área medieval, telas em 3-D mostram detalhes da construção do castelo.



Chaumont-sur-Loire
Suas famosas mostras de arte contemporânea fazem dos jardins um surpreendente museu ao ar livre. Algumas obras estão em exposição temporária, como a escultura de David Nash, recolhida na semana passada. Mas outras, integradas aos jardins, são permanentes, como peças de Patrick Dougherty, Pablo Reinoso, Luzia Simons, Patrick Blanc, entre outros. O castelo organiza o festival internacional de jardins e neste ano de 2014 o tema será “pecados mortais”, com obras de artistas do Brasil, Japão e México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.