domingo, 20 de julho de 2014

Conflito da Faixa de Gaza chega em Paris


Manifestantes pró-palestinos enfrentam a polícia em Paris neste sábado (19) (Foto: AFP)

Manifestantes pró-palestinos entraram em confronto ontem (19) com a polícia em Paris neste sábado, desafiando as autoridades que haviam proibido a realização do protesto contra a violência na Faixa de Gaza. Em Londres, milhares de pessoas reuniram-se para pedir o fim da ação militar israelense, além de “justiça e liberdade” para os palestinos. Também foram registrados protestos em Bruxelas e em Genebra.

O presidente francês, François Hollande, havia dito que tinha pedido ao seu ministro do Interior para proibir os protestos depois de manifestantes terem marchado em direção a duas sinagogas em Paris no último fim de semana e entrado em conflito com a polícia.

Uma multidão se reuniu no norte de Paris cantando “Israel, assassino”, até que foi dispersa por bombas de gás lacrimogêneo. Um fotógrafo da Reuters relatou que os manifestantes no norte de Paris dispararam projéteis contra a polícia. Alguns subiram em cima de um prédio e queimaram uma bandeira de Israel.

“Esta proibição de manifestações, que foi decidida no último minuto, na verdade aumenta o risco de desordem pública”, criticou o Partido Verde em comunicado.

Manifestações pacíficas foram realizadas em várias cidades francesas, de Lille, no norte, até Marselha, no sul. Em Genebra, na Suíça, cerca de 300 manifestantes pró-palestinos mobilizaram-se em frente à sede europeia da ONU.

O conflito entre Israel e palestinos tem contribuído para elevar as tensões entre as populações muçulmanas e judaicas da França. Nos primeiros três meses de 2014, mais judeus deixaram a França e foram para Israel do que em qualquer outro momento desde que o Estado judeu foi criado em 1948, com muitos citando o crescente antissemitismo como a principal motivação. Com informações da Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.