domingo, 27 de julho de 2014

Conflito da Palestina tumultua Paris novamente

Apesar da proibição de manifestação pelas autoridades ter sido confirmada na manhã deste sábado (26), milhares de militantes da causa palestina e da esquerda radical, desafiaram em Paris essa decisão de se manifestar, tomada por medo de distúrbios e demonstrações antissemitas pelo Conselho de Estado, a mais alta jurisdição administrativa do país, à qual os organizadores haviam recorrido.

"Esta manifestação é ilegal, mas para nós é legítima. Trata-se de manifestar nossa solidariedade com um povo que está sendo massacrado", declarou um dos manifestantes, membro do Novo Partido Anticapitalista (NPA, extrema-esquerda).

Gritando "Israel assassino, Hollande cúmplice" e "todos somos palestinos", os manifestantes se reuniram em uma praça do centro de Paris, acompanhados por um forte dispositivo policial: o ministério do Interior teria mobilizado mais de 2 mil policiais.

Os distúrbios duraram uma hora e meia no centro da capital francesa, e, manifestantes e polícia entraram em confronto na Place de la Republique, quando um grupo de manifestantes atirou projéteis contra os policiais. Segundo o ministério do Interior, das 70 pessoas detidas, 40 foram mantidas em prisão preventiva.

Perto do local, a polícia montava guarda em uma rua na qual se localiza uma sinagoga e, segundo estimativas ainda provisórias, 5.000 pessoas estavam reunidas na praça uma hora após o início da manifestação, mas permaneciam no local sem caminhar.

Manifestantes contrários à ofensiva israelense tentam chutar de volta as bombas de gás lacrimogêneo contra a polícia em Paris (Foto: Benjamin Girette/AP)

Manifestantes contrários à ofensiva israelense tentam chutar de volta as bombas de gás lacrimogêneo contra a polícia em Paris (Foto: François Mori/AP)

Manifestantes pró-palestinos sobem no monumento da República, em Paris, durante manifestação neste sábado (26) (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.