domingo, 6 de julho de 2014

Há 68 anos o "biquíni" desfilava em Paris



Em 6 de julho de 1946, Micheline Bernardini, uma dançarina do Casino de Paris e modelo, foi escolhida por Louis Réard para desfilar na Piscine Molitor, em Paris a peça que revolucionou o guarda-roupa de banho: um biquíni de algodão, com estampa reproduzindo um jornal.

Dois pequenos pedaços de pano revolucionaram as piscinas e praias no final da década de 40 do século passado. O costureiro francês Louis Réard deu a elas o nome de biquíni, mas a invenção não tinha sido sua.

O maiô de duas peças já havia sido experimentado por algumas garotas anos antes. Uma delas foi a alemã Käthe Hemme: "A gente o chamava de traje de banho de duas peças. Era impressionante como os rapazes olhavam para a gente quando aparecíamos na piscina! Ao descobrirmos que ele chamava a atenção, fomos em frente..."

Meados da década de 1940. Tempos difíceis na Alemanha do pós-guerra. Não havia dinheiro, nem variedade nas lojas. A solução era usar a criatividade. As garotas sentavam-se à máquina de costura e, com pouco pano, costuravam suas peças.

O essencial era que o biquíni caísse bem. Para isso, cortavam casacos e vestidos de malha, de tecido flexível. No grupo de amigas de Käthe, em pouco tempo, não havia mais ninguém com maiô inteiro.

Homenagem ao atol no Pacífico

Claro que, em grupo, a coragem de mostrar o umbigo era maior. As alemãs, no entanto, não ousavam mostrar tanto quanto Réard. Seu duas-peças foi uma verdadeira revolução pelo tamanho diminuto. O costureiro francês garantiu que, ao criar o nome, pensou apenas no lado romântico do famoso atol no Oceano Pacífico. Verdade é que praticamente coincidiu com o controvertido teste nuclear naquela região, que havia acontecido pouco antes.

A opinião pública ainda estava aturdida com o poder de destruição da bomba, quando Réard chocou com seus minúsculos triângulos de pano, cujas partes de cima mal cobriam os mamilos e a de baixo mais parecia uma tanga. A dançarina de clube noturno Micheline Bernardini apresentou a novidade na passarela, pois nenhuma manequim se dispôs a desfilar a nova peça.

Com informações da Deutsche Welle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.