sábado, 12 de julho de 2014

Palais Galliera de Paris lembra a Moda dos Anos 50







Segundo informações da Reuters., quando Christian Dior apresentou sua coleção de alta costura em fevereiro de 1947, os metros de tecido que se derramavam sobre os quadris das modelos em redemoinhos de lã fina, seda e tule foram uma revolução no mundo da moda.

Suas criações emblemáticas inauguraram "a mais luxuosa e radiante" década em moda feminina, de acordo com Olivier Saillard, diretor do Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris, que apresenta a exibição "Os anos 50- Moda na França, 1947-1957", que começa no sábado, em Paris.

Com base em um extenso arquivo do museu de peças de vestuário e acessórios, a exposição conta com o trabalho de outras estrelas além de Dior. Há nomes como Balenciaga, Pierre Balmain e Hubert de Givenchy. Há também os menos famosos, embora importantes, como Jacques Fath e Jacques Heim.

"Essa foi a idade de ouro da 'haute couture', quando Paris recuperou o seu título de capital da moda mundial", disse Saillard, na quarta-feira à noite - durante um jantar de gala na pre-estreia da exposição.

Vestidos para coquetéis, bailes, tardes de verão - até mesmo luvas, chapéus, sutiãs e maiôs -, todos estão reunidos sob o teto ornamentado do Palais Galliera, uma mansão do século 19 construída originalmente para abrigar a coleção de arte de uma duquesa, mas que desde 1977 tem sido o museu da moda da cidade.

O enigmático estilista espanhol Cristobal Balenciaga, que se estabeleceu em Paris, em 1937, aparece com destaque, com seus desenhos sóbrios a partir do início da década.

Famosas pelas criações dos elegantes drapeados nos anos 1930 e 40, a estilista Madame Grès também é lembrada, embora tenha sido ofuscada na era do "New Look" de Dior, com seu foco em volume. Um vestido dela de veludo e seda em tons de bege está a altura dos seus rivais. Um deles é Pierre Balmain, com uma referência ultrafeminina do século 18.

O Palais Galliera também disponibilizou de sua coleção um dos seus mais preciosos itens - um vestido de seda 1952 usado e doado por Wallis Simpson, a duquesa de Windsor.

Saillard disse esperar que jovens estilistas vejam a exposição e sejam inspirados pela década de 1950, como fizeram Jean Paul Gaultier e o ex-diretor criativo da Dior John Galliano.

"Você geralmente precisa de 20 anos para apreciar uma época anterior", disse Saillard. "Nunca são as mulheres que usaram a moda dos anos 50 que querem usá-la novamente - mas sim as suas netas."

Até 2 de novembro, no Palais Galliera
10, Avenue Pierre 1er de Serbie
16ème arrondissement
Telefone: 01 56 52 86 00
www.palaisgalliera.paris.fr 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.