sábado, 2 de agosto de 2014

Topless em baixa na França

Brigitte Bardot de topless: visto como símbolo de igualdade entre os sexos, prática já não é tão comum na França Foto: Reprodução

Até algum tempo atrás, mulheres de topless na Riviera Francesa faziam tanta parte da paisagem quanto a Tour Eiffel em Paris mas, segundo a última edição da revista “Elle” na França, seios expostos na praia estão fadados à extinção no país porque as francesas mais novas não aderem mais ao costume.

Para a revista, um dos principais motivos seria a crescente preocupação das francesas com o risco de contrair câncer de pele. Outro fator listado é a influência da cultura americana, que fez com que seios expostos passassem a ser vistos como “pornográficos”. O caso que melhor exemplifica isso foi o de Kate Middleton, que viu suas férias na Provence se transformarem em “escândalo” após um paparazzi tirar fotos da duquesa fazendo topless enquanto pegava sol com o marido, príncipe William.

A mudança de comportamento das francesas pode surpreender, já que acontece ao mesmo tempo em que se organizam campanhas na internet como a #FreeTheNipple, que tem como objetivo romper tabus que ainda cercam o corpo feminino. Porém, a associação dos seios nus ao ativismo também é um dos fatores que, segundo a publicação, deixaram as mulheres mais tímidas.

Já ao jornal “The Guardian”, francesas também relataram outro grande medo: ver uma foto sua de topless parar na internet:
- “Jovens mulheres na casa dos 20 fazem menos porque elas têm consciência de que podem acabar de topless na sua própria timeline do Facebook”, relatou a jornalista Alice Pfeiffer, de 29 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.