terça-feira, 21 de outubro de 2014

Catacombes de Paris terão visitação noturna



Um imenso labirinto cheio de ossos humanos sob as ruas da capital francesa atrai historiadores e milhares de turistas, especialmente no Dia de Finados, que se aproxima, se tornou uma das grandes atrações turísticas da capital francesa, e agora abrirá suas portas também para visitas noturnas.

“Arrète. C'est ici l'empire de la mort”, ou "Pare. Este é o império da morte", diz a advertência na entrada. As catacumbas de Paris são um conjunto de túneis subterrâneos com cerca de dois mil metros de extensão e abriga os ossos de mais de seis milhões de parisienses.

Vinte metros abaixo das ruas medievais de Paris, os labirintos cobertos de crânios atraem tanto aficionados por História como visitantes em busca de um local para festejar o Dia de Finados. As catacumbas, que antes fechavam as portas às cinco da tarde e agora seguem abertas até as oito da noite. Além de receber mais visitantes e reduzir filas, a mudança também ajuda a aumentar a emoção da experiência: um passeio diurno pelas catacumbas é bastante diferente de uma visita noturna.

A transferência dos restos mortais às velhas pedreiras subterrâneas da cidade começou em 1786, quando o Cemitério dos Inocentes, o principal de Paris, foi fechado por razões de saúde pública. A partir de 1809, as catacumbas foram reestruturadas para criar galerias com paredes e pilares formados por ossos, e até mesmo algumas estruturas artísticas com fêmures e caveiras.

Nas galerias, há cartazes com frases e poemas tanto sagrados e profanos. Um exemplo: "Pense de manhã que você não sobreviverá até a noite, e à noite que sobreviverá até a manhã". Valerie Guillaume, diretora das Catacombes de Paris, destaca o aspecto filosófico deste site turístico incomum.

— As catacumbas foram concebidas não como um lugar de horror, mas como uma reflexão sobre o significado da vida e da morte", diz ela.

1, Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy
14ème arrondissement
Telefone: 01 43 22 47 63
www.catacombes.paris.fr





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.