sábado, 3 de janeiro de 2015

Segredos da boa mesa em Paris e passeios gastronômicos em Chantilly

Uiara Araújo passei no mercado em Chantilly, nos arredores de Paris Foto: Arquivo pessoal
Uiara Araújo passei no mercado em Chantilly, nos arredores de Paris - Arquivo pessoal

O jornalista correspondente Fernando Eichenberg, de O Globo, publicou na quarta-feira (31) uma boa matéria sobre Uiara Araújo, uma brasileira radicada na França que tem canal de vídeos com dicas gastronômicas. Abaixo reproduzo e recomendo a leitura, segue o texto:

"PARIS - Certa vez, aos 4 anos, a pequenina Uiara se viu sozinha em casa com seu pai, que não tinha muita intimidade com as panelas.

— Naquele dia, ensinei meu pai a fazer uma sopa de ervilhas com macarrão gravatinha, que minha mãe cozinhava para mim — relembra a paulista de 32 anos.

A precoce experiência culinária lhe deixou marcas. De Ilha Solteira, onde nasceu, Uiara Araújo ganhou o mundo. Depois de temporadas passadas em Londres e Paris e de um retorno à capital de São Paulo, hoje reside na cidade francesa de Chantilly, ao norte de Paris, dedicando-se ao que mais lhe deixa feliz: comer, cozinhar, viajar, ouvir e contar histórias e fazer vídeos.

Em 2011, criou o site “Le plat du jour” (platdujour.com.br), com a proposta de apresentar a cultura, a história e as paisagens francesas por meio da gastronomia do país.

Seus vídeos produzidos numa mescla de passeios e receitas — e de bônus um dicionário gastronômico — são veiculados semanalmente também em seu canal no Youtube. Hoje Uiara integra a rede internacional Tastemade. E dá aqui três dicas suas, duas em Paris e uma em Chantilly, para o “Boa Viagem”.

A primeira dica, em Paris, é o Marché des Enfants Rouges:
— Uma das coisas que eu mais gosto em Paris é andar pelas ruas e, do nada, entrar em uma portinha e descobrir um universo escondido atrás dela. Esta é a sensação quando se visita o Marché des Enfants Rouges (39 Rue de Bretagne, 75003), no Marais , um dos mais antigos de Paris, do início de 1600. Uma entrada discreta encobre um mercado de frutas, flores e legumes e, o mais legal, estandes de comidinhas do mundo todo. Há sanduíches turcos, couscous marroquino, salgados italianos... O difícil é decidir o que comer. Se tiver sorte, você pode encontrar uma mesinha vazia e jogar conversa fora ali mesmo, enquanto faz uma boquinha. Ou então, levar o lanche para viagem e comer em alguma praça perto.

A segunda dica de Uiara em Paris é a loja E. Dehillerin:
— Esta loja é um parque de diversões pra quem gosta de cozinhar. Localizada no coração de Paris (18-20 Rue Coquillière, 75001), é especializada em material culinário desde 1820. Um passeio por lá é uma viagem ao tempo, porque a loja parece um armarinho antigo, meio bagunçado, com utensílios espalhados em prateleiras, nas paredes e até pendurados no teto. Dá para encontrar desde panelas de cobre lindíssimas a facas, moinhos de pimenta, colheres, formas, espátulas...

EM CHANTILLY, CASTELO, ESTRELAS E QUATRO ESTAÇÕES

Localizada a apenas 25 minutos de trem de Paris, Chantilly foi a “cidadezinha bucólica do interior francês com 12 mil habitantes” onde Uiara Araújo resolveu morar. Conhecida por seu lindo castelo, a cidade é cheia de charme e vale uma visita para quem quiser fugir um pouco da agitação da capital.

— O castelo tem um parque incrível e é considerado o segundo maior museu de quadros autênticos depois do Louvre. Um dos mais famosos é “As três graças”, de Rafael. Foi ali também que, diz a lenda, o chef François Vatel inventou o creme chantilly, em 1671. Para uma refeição com mais glamour, uma dica é o restaurante La Table du Connétable, no Relais & Châteaux Auberge du Jeu de Paume, com duas estrelas no Guia Michelin. Seu bar de inverno é uma boa opção para um café ou drinque no fim de tarde. A cidade fica praticamente dentro de uma floresta, onde adoro caminhar ou andar de bicicleta. É lindo ver a influência das estações e as cores que mudam em cada época — diz Uiara."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.