quarta-feira, 1 de abril de 2015

Quatro curiosidades sobre a Tour Eiffel

torre 1 Foto: KENZO TRIBOUILLARD / AFP

1) Ponto mais alto de Paris: inaugurada há 117 anos, em 31 de março de 1899, a torre foi durante três décadas a construção mais alta do planeta, com 324 metros de altura. Em 1930, perdeu o posto para o Edifícil Chrysler, em Nova York. Mas ela ainda é a estrutura mais alta de Paris, e a segunda de toda a França.

2) Cientistas e inventores homenageados: o nível mais alto só é acessível por elevador, mas o primeiro nível pode ser acessado por 300 degraus de escada. Na torre estão gravados 72 nomes de cientistas e inventores franceses, homenageando suas descobertas. Entre eles, estão Daguerre, Lavoisier, Laplace e Gay-Lussac.

3) Projeto criticado: o engenheiro Gustave Eiffel comandou a construção, que durou de 1887 a 1889. Não sem críticas de artistas, que chamaram o projeto de monstruoso. Eiffel respondeu dizendo que a torre seria um monumento como as pirâmides do Egito. O peso da estrutura à época da inauguração era de 7,3 mil toneladas.

4) 250 milhões de visitantes: cerca de 25 mil pessoas sobem à torre todos os dias. Desde a abertura em 1889, já estiveram lá mais de 250 milhões de visitantes. E ela serviu como suporte a comunicações de rádio desde o início do século XX. Em 1913, o Observatório de Paris já trocava sinais wireless com o Observatório Naval dos EUA com sua ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.