segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O Rio Sena revisitado


Como a coluna se chama Rive Gauche por conta do Rio Sena, vamos falar sobre esse incrível curso d'água que tantos suspiros apaixonados tira de quem o vê banhar Paris, seja passeando por suas margens ou simplesmente atravessando suas pontes.

Com 776 km, superfície de 75.000 km², sua nascente mais longínqua fica em Saint-Germain-Source-Seine, a 470 metros de altitude, no Planalto de Langres, na Côte-d'Or e sua foz no Canal da Mancha, entre as cidades de Honfleur e Le Havre, sendo lá cortado pela famosa Ponte da Normandia.

Um dos mais tradicionais passeios para turistas em Paris é navegar pelo Sena nos famosos Bateaux Mouches ou seus similares, de onde os visitantes podem avistar muitas das principais atrações da capital, já que a maioria delas estão localizadas junto às suas margens.

O Governo Francês, reconhecendo a importância do Sena para Paris, declarou em 1864 que as suas nascentes são de propriedade da cidade - apesar da enorme distância!

Alguns rios de grande importância são afluentes do Sena: o Rio Aube (248km), o Yonne (293km), o Loing (166km), o Essone (90km), o Marne (525km), o Oise (302km), o Epte (100km), o Andele (54km), o Eure (225km) e o Risle (140km).

Devido à sua pequena inclinação, a inexistência de corredeiras ou de cachoeiras e após a construção de eclusas em determinados trechos, o Sena é quase inteiramente navegável a ponto de podermos dotar a cidade de Rouen - a mais de 140km da costa - com um porto de padrão marítimo.

De Rouen até Paris o Sena pode ser navegado por grandes embarcações e de lá até Nogent-sur-Seine por barcos um pouco menores, transportando grande parte de sua produção agrícola, carvão, maquinário pesado, cimento, terra, areia, lixo, entulho, concreto e, ao logo de seu curso, numerosas indústrias estão instaladas, como automotivas, petroquímica, centrais térmicas e até uma central nuclear.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.