segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Paris: fechada para férias


Mais um ano se passou e estamos novamente em agosto que, como já falei tantas vezes, muda a cara da cidade, que literalmente fecha para as férias, com a maioria dos franceses indo para fora, aproveitando quatro semanas de descanso.

Se alguém me perguntar qual a época ou o mês do ano que menos gosto em Paris, a resposta seria sem nenhuma hesitação: o mês de agosto.

Em agosto faz calor, com máximas que passam facilmente dos 30ºC. Em agosto os parisienses – quase todos – saem de férias e a cidade fica vazia, a não ser pelas enormes quantidades de turistas da própria Europa e, é claro, da Ásia. Em agosto os melhores lugares para ir, como restaurantes bares e clubes noturnos fecham – até as boulangeries e as lojas de congelados fecham! Em agosto o trânsito fica pior ainda por conta do “Paris Plage” – um evento realizado nas pistas de automóveis na margem direita do Sena e também por conta das inúmeras obras que são feitas para se aproveitar a cidade vazia. Em agosto os dias com chuva triplicam.

Mas se outro alguém me perguntar se eu visitaria Paris em agosto, a resposta seria sem nenhuma hesitação: claro que sim! Afinal, Paris é Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.