segunda-feira, 26 de outubro de 2015

La Mère Poulard, no Mont Saint Michel (com vídeo)

Dizem que a melhor omelete do mundo (ou seria o melhor?) é o da Normandia e também dizem que a melhor omelete da Normandia é a que se pede no La Mère Poulard, um restaurante dentro da citadela medieval do Mont Saint Michel e que também abriga um hotel de 27 quartos (nunca fiquei hospedado).

Fundado em 1888 – tem mais de 125 anos – oferece a tradicional cozinha regional normanda, ao estilo caseiro e sua especialidade são as omeletes baveuses gigantes, que mais parecem um soufflé do que uma omelete e que seguem à risca a receita de sua fundadora, Annette Poulard: a manteiga e as claras são batidas à exaustão, em grandes tachos de cobre, com o ritmo certo que só muitos de anos de prática incansável permitem.

Annette tinha 20 anos quando o Mont Saint Michel abriu as suas portas mais uma vez para o mundo exterior e, para acolher os visitantes e peregrinos, ela abriu sua pousada: só que muitos iriam lá apenas para provar a culinária daquele lugar que, mais que rapidamente, ficou reconhecido pela extraordinária qualidade de suas mais de 700 receitas.

Esse reconhecimento do público rendeu à Annette o apelido de "Mère", um título honorário para, distinguir os melhores cozinheiras, ou seja, os Chefs mais talentosos do sexo feminino.

Entre suas famosas receitas estão a omelete baveuse, o carneiro dos pastos próximos ao Monte Saint Michel, a lagosta da Bretanha, peixes e mariscos da própria baía ao redor do monte e muitas sobremesas com tempero local: a manteiga, é claro. Normalmente peço sempre um delicioso omelete de cogumelos.

Além disso o restaurante mantém uma fábrica de biscoitos amanteigados - veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=1p1Nmb3EQQM









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.